O Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas é uma ótima opção para comer, beber, dançar e conhecer um pouco da cultura do Nordeste do Brasil. Popularmente chamado de Feira de São Cristóvão, o lugar possui aproximadamente 700 barracas e costuma reunir por mês em torno de 250 mil visitantes compostos por cariocas, nordestinos e turistas.

A história da feira teve início em 1945. Na época, caminhões pau-de-arara vindos de vários estados do Nordeste chegavam ao Campo de São Cristóvão trazendo seus retirantes para trabalharem no Rio de Janeiro. E assim, durante 58 anos, a feira acontecia ali mesmo debaixo das árvores. Contudo, a partir de 2003 foi transferida para o antigo Pavilhão. Transformado em Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, o local agora conta com boa infra-estrutura de limpeza e segurança, com banheiros públicos e estacionamento.

Comida boa e muito karaokê!

Tudo é feito com o mesmo gostinho do Nordeste. Desde o acarajé da Bahia, passando pela carne de sol à Natal, até a galinha d’Angola de Teresina. E há quem prefira também a tradicional rapadura com farinha de mandioca. Todas essas delícias podem ser encontradas em barracas como Jerimum do Nordeste e Barraca da Chiquita.

A feira funciona em horário de almoço de terça a quinta-feira. Das 10:00h de sexta até 22:00h de domingo, no entanto, funciona interruptamente. Ela é animada por trios e bandas de forró, shows de repentistas e cordelistas. Além disso, vários karaokês maravilhosos estão disponíveis para você soltar toda a sua voz cantando muito!

O ritmo musical mais conhecido no Brasil e dançado pelos frequentadores da feira, logicamente, é o forró. Esse nasceu da mistura de diversas outras danças nordestinas. Entre elas o baião, popularizado por Luiz Gonzaga, “o rei do Baião” e Humberto Teixeira, “o doutor do Baião”. Eles são as duas maiores estrelas de São Cristóvão.

Para quem gosta de artesanato, também é possível achar produtos oriundos do próprio Nordeste. Você pode comprar vários produtos feitos de palha, bambu, sementes, madeira, entre outros.

A Feira fica localizada no Campo de São Cristóvão S/Nº – Pavilhão de São Cristóvão. O jeito mais fácil de chegar lá é através de um bom aplicativo de transporte, como Uber, Cabify e 99 táxi. A viagem custa entre R$ 20 e R$ 30.

No próximo fim de semana…

Que tal dar uma fugida pro Rio e montar um roteiro turístico maneiríssimo? Que misture conhecer os pontos turísticos mais famosos da cidade, com lugares alternativos e low budget como a Feira de São Cristóvão?! Lugar pra ficar no Rio você já tem: é claro que você vai ficar com a gente no El Misti Hostels.

Comments

comments