Pedalar pelas ciclovias cariocas é quase uma obrigação para quem curte conhecer a cidade de uma maneira mais natural e saudável. A geografia plana ajuda a fazer o passeio acessível mesmo que você não seja um profissional dos pedais. A melhor dica é usar uma das bicicletas públicas do Bike Rio, que foi completamente reformulado com novas bicicletas, estações mais modernas e um sistema que promete ser mais eficiente e seguro.

Desde o final do mês de fevereiro, as novas bicicletas já estão disponíveis. Nesse primeiro momento da implantação foram disponibilizadas 700 bicicletas divididas em 70 estações. A previsão é que até o mês de abril sejam 2.600 bikes disponíveis em 260 pontos espalhados pela cidade. A gente já foi testar a novidade pra contar pra vocês, claro. Preparamos umas dicas pra facilitar sua vida na hora de pegar sua magrela.

NOVO APLICATIVO BIKE RIO

Não importa se você já tinha o app antigo, para usar o novo sistema todos terão que baixar o novo app. É só buscar por Bike Itaú na loja do seu telefone, está disponível para Android e IOS. O registro é bem simples, basta colocar seus dados pessoais e os dados de cobrança do cartão de crédito. Uma boa novidade, principalmente para quem mora na cidade, é a possibilidade de optar pela renovação automática do plano escolhido.

QUANTO CUSTA O NOVO BIKE RIO

Os valores continuam de R$ 5 para um passe diário e R$ 10 para o plano mensal, que já vale a pena se você planeja usar as bikes por mais de dois dias, né? Mas não se esqueça de devolver em até uma hora, caso contrário você será multado. As regras detalhadas estão no site deles. Se a ideia é passar várias horas com a bicicleta, se prepare e planeje um roteiro que a cada uma hora, mais ou menos, você possa parar, dar uma descansada e apreciar uma das paisagens incríveis do Rio de Janeiro.

COMO RETIRAR AS BICICLETAS

É preciso ter um smartphone com o app baixado e com acesso à internet. Pelo novo sistema, um mapa mostra as estações próximas. Clicando na que você está, o app já te dá a opção de “desbloquear bicicleta”. Ao escolher essa opção, uma janela abrirá e você clica em “obter código de liberação”. Uma sequência de números, com validade de 5 minutos, vai aparecer na sua tela. É só escolher a bicicleta e digitar esse código no painel lateral, ao lado de cada bicicleta. Ao ver a luz verde, tire sua bicicleta e aproveite o Rio de Janeiro.

CURIOSIDADES DO NOVO BIKE RIO

O antigo sistema tinha vários problemas que parece que tentaram solucionar nessa reformulação do sistema. As bicicletas são mais robustas, a pedalada é mais firme e os freios têm ótimo funcionamento. O sistema de retirada, nesse teste que fizemos nos dois primeiros dias de funcionamento, pareceu ser mais eficiente e com respostas mais rápidas. Uma das melhores novidades são as luzes de segurança que, segundo eles, tem 10 mil horas de vida útil, acionadas assim que o pedal começa a rodar e fica até 90 segundos aceso com a bicicleta parada, para garantir segurança quando paradas nos semáforos, por exemplo.

CESTO LIVRE DE ACÚMULO DE ÁGUA E LIXO

As bicicletas contam agora com um bagageiro frontal, que substitui o cesto das antigas bikes, onde os pertences são presos com um forte elástico. Apesar de não limitar o tamanho das coisas, o peso máximo é de 5kg. Além firme, essa novidade parece que não fará o barulho – tão incômodo – tradicional das antigas bicicletas, e não acumulará água e lixo, pois é completamente vazado.

VALE A PENA PEGAR UMA BICICLETA NO BIKE RIO?

Ainda é cedo para avaliar se as novidades do novo sistema serão suficientes para sanar todos os problemas anteriores. É tudo muito novo, então precisamos dar mais tempo para que tudo seja implantado. Mas as bicicletas são realmente bem diferentes, mais leves, firmes para pedalar e sem barulhos. Então, é claro que vale muito a pena. Só não se esqueça do protetor solar e de beber muita água.

NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA PODE SER VOCÊ!

Reserve agora sua cama com a gente! 

Central de Reservas
👩‍💻 www.elmistihostels.com
✉️ info@elmistihostels.com
☎️ +55 (21) 2547-6419
 Whatsapp: +55 (21) 98485-5138 | 98479-2746
🎧 Skype: elmistihostel
🎥 Youtube
👪
 Facebook

📷 Instagram

 

Comments

comments