É difícil você pensar em algum momento do seu dia em que a tecnologia não esteja fortemente presente. Para algumas pessoas, só a ideia de passar alguns dias desconectado da Internet causa aquela inquietude, ansiedade e preocupação. No futuro, faremos um post sobre as vantagens de se desconectar um pouco. Mas a série de posts que começa hoje tem como objetivo te ajudar a tirar proveito da tecnologia, torná-la uma aliada saudável e eficiente durante sua viagem.
Todo mês vamos destacar um aplicativo de viagem indispensável para ter em seu smartphone. Nosso escolhido no mês de janeiro é o Maps.me, aplicativo de localização navegação que vai facilitar muito a sua vida em terras nunca antes navegadas. Eis os destaques:

Funciona offline!

Todo mundo que viaja com um smartphone sabe bem que durante as viagens, sobretudo as internacionais, o modo avião se transforma no modo padrão do celular. Assim, você economiza bateria, evita correr o risco de contratar um serviço de rooming sem querer ou estourar sua franquia de Internet em 3 minutos. Por isso, o fato do Maps.me funcionar offline é tão importante: você só precisa de Internet para baixar os mapas das cidades que você for visitar, o que dá pra fazer utilizando o wi-fi do seu hostel ou então do Starbucks mais próximo.

 

Alfinetes de distância para qualquer lugar

Mesmo estando offline, você pode marcar pontos no mapa colocando alfinetes em determinados lugares que queira conhecer. Tem um amigo na cidade e planeja fazer uma visita? É só marcar o endereço no mapa e seguir pelo GPS do aplicativo! outra vantagem do aplicativo é o seu extenso data-base atualizado e repleto de locais importantes como hotéis, restaurantes, supermercados e caixas eletrônicos. Além de saber exatamente o endereço e como chegar nesses lugares, o aplicativo oferece ainda algumas informações extras, como o horário de funcionamento, e no caso dos hotéis, você tem a opção de fazer sua reserva pelo aplicativo graças a parceria que eles tem com a Booking.com.

 

Transporte público? Caminhar?

Dependendo das informações disponíveis em cada cidade, você também poderá encontrar horários e paradas de transportes públicos, o que facilita demais o seu deslocamento e planejamento das atividades do dia. Além disso, se você considera que caminhar é a melhor maneira de conhecer uma cidade (eu concordo!), o aplicativo indica também percursos para fazer a pé, destacando escadas e vielas sem carros como rotas preferenciais para pedestres.

 

Ocupa pouco espaço, não vou precisar deletar minhas fotos

Uma das grandes desvantagens de utilizar um aplicativo de navegação em um smartphone é o uso da memória. Normalmente, você também utiliza seu smartphone para fotografar, postar fotos no Instagram, snapchats, trocar mensagem com os amigos contando as novidades da viagem via Facebook ou whatsapp e até pode usar o celular para fazer ligações (alguém ainda faz isso?). E os mapas, como ficam armazenados para uso offline, gastam bastante memória. Contudo, o Maps.me é um dos aplicativos que possuem mapas menos “pesados”, sem prejudicar na quantidade de informação que apresenta, o que é sempre fundamental.

O Maps.me está disponível tanto para os sistemas Android quanto IOS, e é de graça! Então a minha dica é baixar, testar as funcionalidades para se adaptar a sua interface na sua própria cidade, e bookar a sua próxima viagem imediatamente!

Comments

comments