No próximo dia 31 de dezembro são esperados mais de 2 milhões de pessoas se reunindo nas areias da praia de Copacabana para celebrar a chegada do ano novo, naquela que é considerada uma das maiores festas de Revéillon do mundo. Para você começar 2017 com o pé direito, aqui vão algumas dicas.

VÁ DE METRÔ

É a melhor maneira de chegar à Copacabana no Réveillon. O Metrô Rio vende antecipadamente os cartões de passagem (R$ 4,10) para o dia 31 separados por 5 faixas de horários, entre 19h e 0h. Por exemplo, se comprar o cartão das 22h, você terá até às 22h59 para embarcar em alguma estação do metrô. Geralmente o metrô está menos lotado na metade final de cada faixa de horário, então seguindo o exemplo, você encontrará vagões menos cheios entre 22h30 e 22h59. Para voltar da festa, o metrô também vende um cartão especial que te dá direito a viajar entre 0h e 5h.

EVITANDO MUVUCA

Essa é uma tarefa complicada. Com milhões de pessoas na praia, vai ser difícil achar um espaço calmo e vazio. Mas a maioria das pessoas costumam se aglomerar próximo ao palco principal da festa. Esse ano, o Réveillon de Copacabana vai ter apresentações de Leo Jaime e das baterias da Unidos da Tijuca e Mangueira, além de show comemorativo dos 20 anos da turnê O Grande Encontro com Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo. O palco será montado na frente do Copacabana Palace, então uma boa dica para evitar a maior aglomeração é ficar entre os postos 4 e 5. Quer usar o metrô? Evite as estações Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos. A dica é caminhar um pouco mais e utilizar a estação Cantagalo.

QUANDO A NATUREZA CHAMA…

Em qualquer grande festa de rua, ainda mais uma que envolva bastante o ato de beber e comemorar, ficar com vontade de ir ao banheiro é questão de minutos e a facilidade de encontrar um banheiro livre, solteiro e desimpedido é quase zero. Mas vamos focar nas soluções em vez dos problemas:

  • a prefeitura do Rio costuma disponibilizar um grande número de banheiros químicos espalhados pela orla;
  • os bares próximos da orla costumam cobrar uns R$4 pelo uso do banheiro;
  • e tem gente que no aperto prefere é usar o mar mesmo…

RESUMINDO: PROGRAME-SE!

Se estiver hospedado em Copacabana, você pode se dar ao luxo de ir à praia apenas ao anoitecer, próximo ao horário da queima de fogos. Mas se você estiver ficando em qualquer outra parte da cidade, o ideal é se programar para chegar cedo. Isso porque a tendência é que o número de meio de transportes e o trânsito sejam inversamente proporcionais: táxis desaparecem, ônibus superlotam e um caminho de 20 minutos pode levar até horas para ser concluído. Lembrando que os ônibus não podem circular entre às 22h da noite e 5h da manhã em Copacabana. Portanto, para não correr risco de fazer a contagem regressiva para 2017 dentro de um coletivo, se organize para chegar cedo e curtir a vibe do último dia do ano de frente para o mar.