Pode-se dizer que o Rio de Janeiro é uma cidade curvilínea. Temos as curvas das ondas do mar, da garota de Ipanema e também das obras do arquiteto Oscar Niemeyer.

Nascido no Rio de Janeiro em 15 de dezembro de 1907 e formado pela Escola Nacional de Belas Artes, Niemeyer foi o autor de projetos no mundo inteiro. Muitos deles estão aqui mesmo na Cidade Maravilhosa e na vizinha Niterói.

A Passarela Professor Darcy Ribeiro, mais conhecida como Sambódromo, é um deles. Fundada em 1984 durante o governo Brizola, o local dá espaço a apresentação das escolas de samba. Em 2016 sediou a final da maratona e tiro com arco dos Jogos Olímpicos. O Sambódromo está localizado na Rua Marquês de Sapucaí e pode ser visitado durante todo o ano, mesmo fora do período de Carnaval. Uma boa dica é visitar o Museu do Samba que fica no mesmo local durante o dia. Já à noite a boa é curtir os ensaios técnicos das escolas de samba, que começam a partir de dezembro.

Mas apesar do amor pelo Rio, Niemeyer se apaixonou também por outras cidades. Em alguns casos, essa história de amor (ou traição, depende do ponto de vista) foi mútua, e parece difícil pensar em um sem fazer relação com o outro. Foi exatamente esse amor recíproco e duradouro que aconteceu entre o arquiteto e a cidade de Niterói.

Já chegou o disco voador?

Essa citação do seriado Chaves é uma das primeiras coisas que vem a cabeça ao observar o Museu de Arte Contemporânea de Niterói. O MAC é uma construção famosa e de seus mais interessantes trabalhos por assemelhar-se a um disco voador. Construído em 1996 sob o Mirante da Boa Viagem, é parte do cartão postal de Niterói. O visitante tem acesso a uma maravilhosa vista panorâmica da orla, além de um acervo de obras de arte contemporânea. O espaço expositivo do Museu funciona de terça a domingo das 10:00h às 18:00h. Já o pátio funciona de segunda a domingo das 09:00h às 18:00h, entrada franca. O museu fica localizado no Mirante da Boa Viagem, s/n, Niterói.

 

Desde a conclusão do MAC, a prefeitura de Niterói convidou o arquiteto para fazer outros trabalhos na cidade. Como a Praça JK, o Teatro Popular de Niterói (foto à esquerda)  Estação Hidroviária de Charitas. Atualmente essas obras compõem o chamado Caminho Niemeyer. Ele se estende desde o Centro da cidade até o bairro da Boa Viagem, onde fica localizado o museu.

 

No próximo fim de semana…

Que tal dar uma fugida pro Rio e montar um roteiro turístico que misture conhecer alguns pontos do Rio e contemplar as obras de um dos maiores nomes da arquitetura mundial?! Incrível, né? Lugar pra ficar no Rio você já tem: é claro que você vai ficar com a gente no El Misti Hostels.

Comments

comments