No domingo dia 20 de agosto acontece a XXI Meia Maratona do Rio de Janeiro. O evento já é um dos mais tradicionais do calendário de corridas do país. Se você já se inscreveu na corrida deste ano, deve estar super ansioso, né? Então deixa eu te ajudar! A gente conversou com uma galera especialista em corridas de rua e criou 6 dicas ótimas (e mais uma dica bônus!) sobre como se preparar bem e arrasar nos 21K!

 

1. Vá com calma!

O treino deve ser bem planejado e o corredor deve respeitar os cronogramas para aumentar a intensidade e o volume das atividades. Não saia correndo feito um louco para que você não “quebre” na prova ou, pior, se lesione. Faltando 3 semanas, vá diminuindo a quilometragem semanal e o longo, mas não descuide-se dos treinos.

2. Planejamento é tudo!

Mantenha o reforço muscular e outras atividades físicas, qualquer que seja. Tá valendo pilates, funcional, bike, natação… tudo que faça seu corpo se mexer e se permanecer ativo. Mantenha essa programação até a última semana. Elas são importantes para sustentação do corpo na corrida e também prevenção de lesões.

3. Não é hora de inventar moda…

Você que já está acostumado a correr sabe da importância que é o seu tênis. Ele é o instrumento de trabalho mais importante para que sua corrida seja bem sucedida, então procure usar o tênis de sempre. Mas se você quiser comprar um tênis para correr a prova, faça isso o mais rápido possível, para acostumar bem com ele. Conselho: repita um modelo que goste e que já tenha usado.

4 . Comer, comer

Resultado de imagem para corrida de rua

É importante manter uma alimentação equilibrada, e isso vale não só para o pré-corrida: se alimentar bem e de maneira eficiente durante a meia maratona é fundamental. Isso porque com o aumento da quilometragem, duas coisas acontecem: perda de peso e mais fome. Então carregue com você aquela barrinha de cereal esperta, um sachê de carboidrato em gel… acomode-os nos cintos ou shorts de corrida e só passe a consumir após uma hora de prova. Depois disso, cada sachê deve ser ingerido ao passar 40 minutos.

5. Seja um estrategista!

Durante a prova, não corra sem pensar nem ter um plano. Crie uma estratégia: caminhe de trinta segundos a um minuto a cada quilômetro, a cada posto de hidratação ou cada música, se for preciso. Não importa se as outras pessoas estão voando e você comendo poeira. Isso não importa. Foque em você e no seu objetivo, que deve ser cruzar a linha de chegada.

6. Imprevistos acontecem, então be ready!

Formule sua tática para a prova, mas tenha um plano B, para o caso de fazer muito calor no momento da prova. Como aqui é Rio de Janeiro, então né, a probabilidade de calor é muito grande. Então leve sempre em consideração o tempo, seu ritmo de prova e respeite seus limites (físicos e mentais).

Dica bônus: Acerte o relógio e fique com a gente!

É sempre bom ser precavido em relação ao horário de início da prova, mas tenha cuidado e se programe direito! Você não quer perder a largada, claro, mas exagerar na precaução e chegar na prova cedo demais é muito ruim. Aliás, é melhor ficar esperando na largada do que dentro de um carro com o horário da largada chegando. Se você ficar hospedado em uma unidade do El Misti Hostels, a melhor opção é ir de metrô! Você só anda uma quadra até a estação e em 30 minutos chega no local da prova. Melhor que isso impossível!

Comments

comments