E quem fala que não, é porque não conhece…

1 – As praias

São mais de 70 km de extensão de praias, algumas internacionalmente conhecidas e outras quase secretas (link para o post das praias secretas), que fazem da cidade um lugar perfeito para jogar uma altinha, paquerar, se bronzear, surfar e curtir muito o verão.

2 – O clima

Mas não só o verão. Aliás, distinguir o verão das outras estações do ano no Rio de Janeiro às vezes é uma tarefa complexa. É comum que mesmo em épocas teoricamente mais frias e chuvosas, a temperatura ultrapasse os 30ºC. É como se o sol gostasse tanto do Rio, que custa querer largar a cidade. E como culpá-lo, não é mesmo?

3 – O Cristo é nosso

O Rio tem incontáveis monumentos e paisagens marcantes, mas talvez não exista uma símbolo mais poderoso e reconhecido da cidade que o Cristo Redentor. Inaugurado em 12 de outubro de 1931, o monumento simboliza paz e amor, e é considerada uma das 7 maravilhas do mundo do moderno.

4 – “O maior espetáculo da Terra”

Cariocas são bonitos, cariocas são bacanas, cariocas adoram advérbios de intensidade. Evento mais aguardado do ano, o carnaval carioca é considerado a maior festa do mundo por seus moradores. Exagero ou não, o carnaval tanto das escolas de samba na Marquês de Sapucaí quanto o carnaval de rua dos blocos que enchem as ruas da cidade de confete e serpentina é um espetáculo sem igual e uma experiência intensamente indescritível.

5 – “O maior estádio do mundo”

Construído para a Copa do Mundo de futebol de 1950, o estádio do Maracanã já recebeu público de quase 200 mil pessoas (tanto na fatídica final da Copa daquele ano quanto em shows de música nos anos 80) e de fato já foi o maior estádio do mundo. Hoje em dia, depois de várias reformas, sua capacidade caiu para pouco menos de 80 mil pessoas. Entretanto, para cariocas e brasileiros em geral o “Maraca” será sempre o maior do mundo.

6 – Comida de boteco

Seja em um bar tradicional, mais arrumadinho ou no famoso pé-sujo (aquele bar mais simples, com bebida de qualidade duvidosa e atendimento ruim, mas irresistível), cariocas se amontoam todos os dias nos diversos botecos da cidade para tomar aquela cervejinha. E o que acompanha? Uma porção de batata frita, mandioca frita, bolinho de bacalhau, linguiça frita, torresmo, ovo colorido…

7 – Os parques

Apesar das praias normalmente serem a opção número um de lazer de cariocas e turistas, a cidade também dispõe de outras opções de lazer e contato com a natureza. Há grandes áreas verdes e ótimos lugares para andar de bicicleta, skate e patins no Aterro do Flamengo e na Lagoa Rodrigo de Freitas. Já no Parque Lage e no Jardim Botânico, você encontra uma grande diversidade de flora, além das famosas palmeiras imperiais centenárias.

8 – Mate e biscoito Globo

Não tem dupla mais popular nas praias do Rio. Durante as Olimpíadas, um repórter americano do The New York Times ousou criticar o biscoito como sendo “insosso e sem gosto” e despertou a ira dos cariocas, recebendo uma enxurrada de críticas – e memes na Internet, claro.

9 – Pôr do sol no Arpoador

Vista de tirar o fôlego e cenário de filme. Todos os dias, cariocas e visitantes sentam na Pedra do Arpoador e acompanham ansiosos ao espetáculo de luz do entardecer carioca: o sol se escondendo lentamente atrás do Morro Dois Irmãos.

10 – Os cariocas

Os donos da cidade gostam de fazer com que seus visitantes se sintam em casa. Assim como você vai se encantar com as belezas naturais da cidade, vai ser impossível não se apaixonar pela hospitalidade carioca. Prepare-se para ser recebido de braços abertos, tal qual a imagem do Cristo Redentor no alto do Corcovado.